Entendendo Parâmetros Do Fruity Parametric EQ2

by - agosto 08, 2019

Contei pra vocês já em algumas postagens como usar o Reverb (Aqui), e a usar o Compressor (Aqui). E dessa vez vim falar sobre o Equalizador, como já disse antes irei usar o nativo do 
FLStudio que é a DAW que eu uso.


Os equalizadores em geral, são muito importantes para nossas produções, por mais que tenha uma aparência "fácil" muitos não sabem ao certo como funciona cada parâmetro e, 
não sabem para que serve. 

Sendo direto, o equalizador serve para ajustar os volumes de frequências que estejam soando muito altas/baixas/noise e etc .. Mas vamos ao que interessa que é saber sobre aquelas opções que aparecem ao selecionar uma banda com o direito do mouse, como você já notou ele abre umas opções e através delas você usa as opções desejadas para tratar aquela banda em tal frequência.

O Fruity Parametric EQ2, ele vai de 20Hz (Grave) até 20KHz (Agudo), e o legal dele que torna mais fácil, é que tem as marcações de Sub / Bass / Low Mid / Mid / High Mid / PRS / Treble, dessa forma é simples de você identificar onde tal frequência atua, em relação a peso/leveza.

O Fruity Parametric EQ2 possui 7 bandas, onde você aumenta ou diminui o volume 
das frequências específicas.

Low Pass / Hi Pass
Filtra as frequências depois do corte, usando "Hi Pass", ele corta a parte grave e soa
melhor a parte alta e vice-versa.

Band Pass
Faz somente uma banda passar pelos dois lados do corte.

High Shelf / Low Shelf
Levanta e abaixa o volume das frequências selecionadas, High Shelf levanta o volume da frequência pro lado alto/high/direita e Low Shelf levanta o volume da frequência pro lado baixo/low/esquerda.

De forma resumida essas são as opções dos parâmetros mais importantes dentro do Fruity Parametric EQ2 do FLStudio, fazendo os sliders corretamente nas partes desejadas, você terá uma boa sonoridade com filtros diretos nas frequências que não soam bem na sua produção. 

Com isso você pode trabalhar os espaços em que cada instrumento/voz poderá soar viva em sua produção, se um kick tem em sua maior parte o ponto mais forte o grave, fazendo um low pass ele abrirá espaço para que um snare por exemplo, soe melhor na parte mid/high, e assim em diante.

You May Also Like

0 comentários